CONHEÇA OS MÚSCULOS QUE, MUITAS VEZES, SÃO ESQUECIDOS DURANTE OS TREINOS E COLOQUE-OS EM AÇÃO A PARTIR DE AGORA!
Alguns músculos podem ficar esquecidos durante o treino. E, em geral, eles são diferentes para homens e mulheres. Elas tendem a privilegiar os exercícios para glúteos, pernas e abdome e eles trabalham mais os braços e costas. Há ainda os músculos que tanto homens como mulheres não exercitam ou exercitam pouco. Com a falta de trabalho destes grupos musculares, podem ocorrer problemas posturais e lesões, além do prejuízo estético. Fique de olho e exercite o corpo todo!
MULHERES
- TRÍCEPS: o famoso músculo do “tchau” não é muito requisitado pelo corpo no cotidiano e pode apresentar flacidez mesmo em mulheres jovens. Vale a pena trabalha-lo com cargas maiores e poucas repetições
- TRAPÉZIO: não é incomum que o trapézio apresente nódulos de tensão que ficam ainda mais doloridos durante os exercícios. Este músculo pede alongamento caprichado e fortalecimento.
- COSTAS: quando os músculos das costas são bem exercitados, a postura melhora e a silhueta fica mais bonita e delineada. Além disso, ganha-se mais estabilidade e proteção contra lesões.
HOMENS
- PANTURRILHA: de forma geral, a panturrilha é bem desenvolvida nos homens e, por isto mesmo, pode ser “esquecida”. Ela, porém, é essencial para o bom rendimento das corridas e de esportes como o ciclismo.
- GLÚTEOS: possivelmente por questões culturais, os homens podem negligenciar o trabalho dos glúteos. Porém, a falta de exercícios para esta região pode comprometer outras séries e atividades, como a remada curvada, uma vez que os glúteos bem trabalhados garantem a postura e o equilíbrio.
- ANTERIOR E POSTERIOR DA COXA: são especialmente requisitados em corridas e esportes como o futebol. Trabalhá-los bem é essencial para afastar lesões e as inflamações.
HOMENS E MULHERES
- MANGUITO ROTADOR: provavelmente, você não conhece este músculo, mas ele está localizado nos ombros e é responsável pelos movimentos de rotação externos. Raramente trabalhado – assim como outros músculos da região – compromete a estabilidade desta parte complexa do corpo, que pode sofrer lesões de difícil tratamento.
- ANTEBRAÇO: ele é muito utilizado no cotidiano, mas, às vezes, esquecido nas academias. Fortalecê-lo ajuda a evitar LER (lesão por esforço repetitivo)e DORT (distúrbios osteoarticulares relacionados ao trabalho), além de facilitar inúmeros movimentos.
- PARTE INTERNA DA COXA: para os homens que jogam futebol, trabalhar esta musculatura é essencial para o desempenho e para evitar lesões. Nas mulheres, é uma região predispostas à indesejável flacidez.
- TIBIAL ANTERIOR: alivia a carga do tornozelo e protege as delicadas articulações do local. Deve ser bem trabalhado especialmente por quem está acima do peso e tem a região muito requisitada pelo organismo.
FONTE: Revista Academia Estilo Edição 7
0 comentários:
Postar um comentário